Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

segunda-feira, maio 25, 2009

Os top televisivos (passatempo)



Em 30 de Abril, a Rititi (Rita) lançou um desafio a Pedro Correia (Delito de Opinião), que por sua vez o remeteu para o Tomás (Hoje há Conquilhas), o qual, simpaticamente, se lembrou deste invisível Vida das coisas. O repto inicial consistia em publicar “O top 15 das séries que deram consistência à minha vida”, a dela, Rita Barata Silvério, e a nossa, neste jogo. As minhas quinze, aproveitando para um exercício retrospectivo, são praticamente desde que me conheço enquanto espectador de televisão, não sei se de fraldas ou de calções, e vão do preto e branco ao plasma. Suprimi os desenhos animados e anotei 29 séries:

O homem invisível
Abbott e Costello
Hong Kong
O Santo
Mister Ed
TV Rural
Perry Mason
Robin Hood
Lassie
Bonanza
Os Flintstones
Star Trek
Columbo
Dallas
ALF
Cheers
Os Marretas
Benny Hill Show
Poirot
Monty Python
All in the family
Crime disse ela
Twilight Zone
O Polvo
Sim Sr. Ministro!
The X-Files
Twin Peaks
Hill Street Blues
The Sopranos
CSI: Miami

Passo a coisa a três bloggers que não dão confiança a este tipo de joguinhos. Faço-o, portanto, com a certeza quase socrática que da minha parte a corrente fica por aqui. Desculpem.

Ao Exmo. Sr. Dr. João Gonçalves, botlinkdo Portugal dos Pequeninos
Ao Exmo. Sr. Dr. José Manuel da Fonseca, botlinkdo Anarca constipado
Ao Exmo. Sr. Dr. Miguel Abrantes, botlinkdo Câmara Corporativa
Ao Exmo. Sr. Dr. Eduardo Pitta, botlinkdo Da Literatura

botlink Rititi
botlink Delito de Opinião
botlink Hoje há conquilhas


Etiquetas:

sábado, maio 23, 2009

Coisas com bom aspecto…

…para equilibrar outras com um certo mau aspecto.
No título destes posts de coisas com bom aspecto e certamente deliciosas poderia usar o esquema do Luís, para ganhar dias sem escrita e estabelecer um título de rubrica assim ao género “Seria feliz aqui”, desanuviando e intervalando quando não há nada a anotar.
Esta “banana com polpa de manga” foi apanhada no blogue Tertúlia de Sabores, em destaque no Sapo numa pequena lista diária que espreito. Tertúlia de Sabores é um blogue muito bom e produzido com um cuidado notável. Fica a receita, tão elementar que até o nosso primeiro-ministro a conseguirá confeccionar. Deixo também o respectivo link, como mandam as regras.



Banana com Polpa de Manga

2 bananas
1 lata de polpa de manga
-
Corte as bananas às rodelas e ponha em tacinhas individuais.
Abra a lata de polpa de manga e ponha a gosto por cima das bananas.
Sirva fresco e saboreie com calma para apreciar a conjunção de sabores
Quanto à polpa de manga que sobrar, podem sempre comê-la à colher.


Sem lume, sem condimentos exóticos, tão simples quanto isto. Para amenizar o amargo de boca do dia em que José Sócrates foi achincalhado por uma fauna de futuros “artistas”, alguns, admita-se, com muito mau aspecto, alunos da Escola Secundária Artística António Arroio, um pouco confusos, creio, sobre o que se entende por “fascista” e, quem sabe, quanto ao Manifesto Futurista de Filippo Tommaso Marinetti. Uma exibição desnecessária. Coitado do Sócrates que até foi lá com boas intenções, para declarar um certo enternecimento pelas artes – preocupações de primeira linha, diz ele –, e para tratar das “falhas tectónicas”, como disse o outro. Ingratos… terá pensado a Exma. Sra. Ministra da Educação.
Convirá, depois de saborear a iguaria mencionada, dar um saltinho ao site da Escola António Arroio, que apresenta uma explicação sensata sobre os acontecimentos do passado dia 22, para não sobrarem mal entendidos sobre o estabelecimento de ensino.

“Erectos sobre o pináculo do mundo, mais uma vez lançamos o nosso desafio às estrelas.”
Destaque do Manifesto Futurista de Marinetti

botlink Tertúlia de Sabores > Banana com Polpa de Manga
botlink Live Journal > Mnifesto Futurista
botlink Site da Escola António Arroio
botlink Arteziletras > blogue da Escola Artística António Arroio


Etiquetas: , ,

quinta-feira, maio 21, 2009

A/c dos pançudos


Escultura em madeira do húngaro Szoborbútorok. Paunchy. 2003.

A Cristina Vieira mantém a funcionar creio que quatro blogues. Um deles, que se dá pelo nome de "Marquesa", ajuda a entender e aconselha sobre assuntos de saúde (e doença), não sendo propriamente um "consultório". Serviço público e grazie tanti.
Tenho vindo a reparar que as panças dos meus amigos estão a ficar mais proeminentes. Será talvez a Síndrome Metabólica, que a Cristina esclarece. Recomendo-vos pois, barrigudos, uma leitura atenta do post de 23 de Abril, precisamente sobre o assunto.



Aliás, uma pessoa que tem um jardim encantador como o da imagem, que pode ser espreitado no blogue “Contra-luz”, e ainda por cima na Beloura (coisa finíssima), só nos pode conceder boa informação sobre cuidados para manter a saúde e um esqueleto com uma cobertura qb.

botlink Marquesa > Síndrome Metabólica
botlink Contra-luz > O jardim da Beloura


Etiquetas: ,

terça-feira, maio 19, 2009

“Tu silêncio”

María Nieves Rebolledo Vila conhecida como Bebe, cantora e actriz, nascida a 9 Maio de 1978, em Valência, Espanha. Sem mais introduções. Ouça-se. Apenas isso. “Tu silêncio”, do álbum Pafuera Telarañas.




Etiquetas: ,

segunda-feira, maio 18, 2009

“No te Salves”

No Léxico familiar, de Pedro Adão e Silva e no Hoje há conquilhas, do Tomás Vasques, duas referências sobre a morte do poeta uruguaiano Mario Benedetti. Ilustro com um vídeo o poema "No te Salves", publicado pelo Pedro Adão e Silva.



botlink Léxico familiar, do Pedro Adão e Silva > No te Salves
botlink Hoje há Conquilhas, do Tomás Vasques, Mario Benedetti


Etiquetas: , , ,

sábado, maio 16, 2009

Do sexo


Ilustração de Cruzeiro Seixas para a Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica

Acabei mesmo agora de ler um post voluptuoso,com o título " Sexo em português", no Da Literatura, por Eduardo Pitta, dois excertos de escrita erótica de Jorge de Sena, em "Os Grã-Capitães" e "Sinais de Fogo". Apeteceu-me publicar dois poemas estupendos, um de Mário Cesariny, na Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica, da Editora Afrodite, e outro de David Mourão-Ferreira, da Editorial Presença.

Outra coisa

Apresentar-te aos deuses e deixar-te
entre a sombra de pedra e golpe de asa.
Exaltar-te perder-te desconfiar-te
seguir-te de helicóptero até casa

dizer-te que te amo amo amo
que por ti passo raias e fronteiras
que não me chamo Mário que me chamo
uma coisa que tens nas algibeiras

lançar a bomba onde vens no retrato
de dez anos de anjinho nacional
e nove de colégio terceiro acto

pôr-te na posição sexual
tirar-te todo o bem e todo o mal
esquecer-me de ti como do gato

Mário Cesariny


-
Sobre mim cavalgas


Sobre mim cavalgas
cingindo-me os flancos
Colhes à passagem
a luz do instante

De dentes cerrados
ondulas avanças
retesas os braços
comprimes as ancas

Depois para a frente
inclinas-te olhando
o que entre dois ventres
ocorre entretanto

e o próprio galope
em que vais lançada
Que lua te empolga
Que sol de embriaga

Lua e sol tu és
enquanto cavalgas
amazona e égua
de espora cravada

no centro do corpo
Centauresa alada
com os seios soltos
como feitos de água

Queria bebê-los
quando mais te dobras
Os cabelos esses
sorvê-los agora

Mas de cada vez
que o rosto aproximas
já é outra a sede
que me queima a língua

A de nos teus olhos
tão perto dos meus
descobrir o modo
de beber o céu

David Mourão-Ferreira


botlink Da Literatura > Sexo em português
botlink Editora Afrodite > Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica
botlink Editrorial Presença > Música de Cama


Etiquetas: , ,

quinta-feira, maio 14, 2009

“salazarismo dito democrático”

À hora do “nespresso”, um sublinhado no Sobre o tempo que passa, para animar a tarde.

Por outras palavras, a partir de Outubro, a democracia portuguesa vai ter resultados eleitorais que a forçarão à procura de uma regeneração que nos livre da demagogia eleitoralista de leis feitas à pressa, onde tanto se procura a criminalização do enriquecimento ilícito, como, no dia seguinte, se permite a imagem do deboche no financiamento partidário. Assim, quando alguns dos nossos companheiros de blogosfera, coerentes no seu anti-socratismo primário, logo se volvem em seguidistas dos bons sinais de mudança vindos do PSD, cá por mim continuo a não estar disposto a passar um cheque em branco a quem ainda não pediu perdão ao povo por ter sido causas dos mesmos vícios que agora cantarola contra o PS.
botlinkSobre o tempo que passa > “salazarismo dito democrático”


Etiquetas:

Serviços secretos do GOL?

«Nous passons tous un grand moment de notre vie sous l'eau, comme un iceberg. La plupart de nos pensées et de nos désirs ne sont pas exprimés. Nous vivons tous en permanence dans les conditions du secret.»
John Le Carré

São mínimos os números de visitantes e páginas vistas do meu contador. Fica a revelação. Portanto não me podem considerar uma ameaça na blogosfera. Mesmo assim, tenho sido muito moderado quanto a assuntos que digam respeito à maçonaria e a maçons, apesar de alfinetar alguns que dizem disparates ou que são irritantes estúpidos. Mandam os regulamentos que seja recatado. Não disse nada sobre a Fundação que vai gerir o património das três instituições dependentes do Grande Oriente Lusitano, apesar de saber, nalguma medida, o que é que se pretende, conhecendo a pré-história da matéria – património e universidades – e os episódios do processo, desde a cisão e consequente instalação da Grande Loja Regular, em Cascais. Pouco disse quando no Correio da Manhã António Ribeiro Ferreira entrevistou António Reis, actual Grão-Mestre. Ou quando, nas Jornadas Históricas «Maçonaria, Sociedade e Política: Uma Visão Histórica», realizadas em Seia, em Novembro de 2008, foram debatidos temas importantes. Por conseguinte, não vai ser agora que comentarei a proposta aprovada pela Dieta para a constituição dum “núcleo interno de intelligence”, serviços secretos privados do Grande Oriente Lusitano, de defesa e de prevenção, estrutura a organizar, apesar de polémica, tendo em conta os canais privilegiados de comunicação por todo o planeta (admira-me que no Câmara Corporativa reine o silêncio sobre o assunto). A meu ver, esta é das tais coisas que se podem fazer, mas não se podem publicitar. Tanto mais quanto esta matéria – a espionagem –, sustentada na recolha de informação, na análise e síntese, com todos os itens da cartilha, inclusive os infiltrados e uma central à maneira, deve merecer muita contenção, não vá a prática dos “serviços” descambar para “irmãos” com intenções duvidosas em relação ao destino da informação. Ou não vá a “central”, aos poucos, fugir-lhe os meios para um “espiar” de grupo, sectário.
A minha opinião vale o que vale, ou seja, nada. Mas fica o registo. Sabe-se lá se o futuro a Deus pertence.

botlink Sobre a entrevista de António Reis
botlink GOL > Serviços secretos
botlink Sol > Maçonaria
botlink Grande Oriente Lusitano


Etiquetas: ,

quarta-feira, maio 13, 2009

Novo blogue laranja e não só



Falando em coisas laranja, o que assusta no actual PSD é o Dr. António Borges, descaradamente necessitado de protagonismo, com dificuldade em explanar uma ideia, que fala como se as suas leituras não fossem para além de balancetes e relatórios de contas. Que livro terá ele lido nos últimos tempos? Imagino-o, claro, em ministro, por exemplo, da Economia…
Quanto a Paulo Rangel, ao que parece um frequentador da Igreja - o que só lhe acrescenta valor -, tem sido uma surpresa.
Foi, pois, lendo o Portugal dos Pequeninos que cheguei ao novo blogue Papa Myzena. Espreitem-no. Valerá o tempo gasto. Os autores são Afonso Azevedo Neves, Ana Margarida Craveiro, André Abrantes Amaral, João Gonçalves, Manuel Pinheiro, Maria João Marques, Nuno Gouveia, Rodrigo Adão Fonseca, Vasco Campilho.

Este blogue é constituído por inúmeras pessoas, algumas do PSD, outras nem por isso; alguns votantes habituais no PSD, outros nem por isso, mas todos com algo em comum: A convicção de que o país não aguenta mais 4 anos com um governo socialista. Que este ano de 2009 é a oportunidade de ouro para mudar e que é no PSD que essa possibilidade se encontra.
botlink Papa Myzena


Etiquetas: ,

Nós, evanescentes



botlink Angel_of_Grief


Etiquetas:

Nulla dies sine línea II

_____
_____
_____
_____
Clique nas imagens para aumentar <> também pode visionar no Flickr

Série de pequenas pinturas/estudos, na linha de vários trabalhos executados em períodos diferentes: em 1990 e apresentados na Biblioteca Nacional; de um conjunto de pinturas produzidas em 1991, em Budapeste; de pinturas executadas em 1994, não expostas; de uma exposição individual realizada na Casa Fernando Pessoa sobre o poeta, no âmbito da Capital Europeia da Cultura; de um conjunto de pinturas em 1996; de uma série de selos virtuais executados em 1997.
Poderá visitar o blogue Notes & Works e o site pessoal - este desactualizado, reconheço.

botlink Notes & Works
botlink Perdigão.net


Etiquetas: ,

terça-feira, maio 12, 2009

Nulla dies sine linea

Depois de ler os posts mais frescos do blogue de referência da situação, o Câmara Corporativa, impregnado de uma dose de graça fina e salpicado de boa musica, fiquei pronto para uma noite sossegada, sendo que tudo está bem quando o dia acaba bem, sobejando, porém, um remoer esquisito quanto ao contracorrente que verto para este meu modesto blogue, se não seria ideia mais benéfica comprar umas caixas de graxa e usá-las também aqui.
Depois de me informar sobre o pulsar profundo da defesa da conjuntura, seguindo a sugestão do “Câmara”, ainda consegui ler três posts dum outro blogue da situação, A Linha, adjacente ao Clube da Linha, subsidiado, sem sombra de dúvida pelo Partido Socialista da marginal e zonas limítrofes, como sejam a Amadora e o Joaquim Raposo. Não lucrei com a leitura, mas ganhei mais um instrumento de medida do que se passa por aí, no PS.
Noutro registo, entrei no sedutor Mátria Minha. A partir dos "seguidores" de Eugénia de Vasconcellos cheguei ao um blogue de cozinhados e bebidas, que não sendo sofisticado nas coisas de comer e beber, tem uma autora, lá na "parvónia-sur-Tejo", com uma cara simpática. Assim o blogue Molho de brócolos está já na coluna do lado, na rubrica "água na boca", para ir espreitando de vez em quando. Fica uma receitazinha, bem como o link. A receita é de "Brócolos salteados com nozes", com uma "fotografia" a não fazer jus ao sabor, certamente delicioso.



500g de raminhos de brócolos
1 Cebola grande em quartos
1 Pimento encarnado em cubos
2 Colheres de sopa de azeite
1 Chávena de metades de nozes
1/4 Chávena de caldo de galinha
1 Colher de sopa de molho de soja

Saltear as nozes no azeite numa wok até ficarem douradas. Reservar. No mesmo azeite, saltear os brócolos, a cebola e o pimento. Juntar o caldo de galinha e o molho de soja e cozinhar por 5 minutos, ou até os brócolos estarem tenros e o molho apurado. Juntar as nozes e servir.
-
Da imaginação dos "brócolos" e ainda com água na boca, não sei que raio de associação de pensamentos me levou a saltar para o "Conquilhas" (ao que dizem, um dos conspiradores da Praça das Flores), para ler mais um post inspirado, que me deixou tristonho, talvez porque a ingenuidade da maior parte dos eleitores/contribuintes ser uma verdade que todos evitamos referir quando há campanhas eleitorais.

botlink Câmara Corporativa
botlink A Linha
botlink Mátria Minha
botlink Molho de brócolos
botlink Hoje há conquilhas


Etiquetas: , , ,

domingo, maio 10, 2009

Marionetas e formas animadas



Festival Internacional de Marionetas e formas animadas > 7 de Maio a 7 de Junho de 2009
-
"A marioneta soube ocupar o seu lugar na paisagem artística e cultural contemporânea. O FIMFA Lx9 oferece a oportunidade de a ver em todo o seu esplendor, numa grande diversidade de técnicas (sombras, objectos, manipulação directa, teatro visual, etc.) e propostas estéticas, estabelecendo ligações entre a marioneta, a dança, vídeo, circo, teatro, instalações plásticas...
A Tarumba-Teatro de Marionetas realiza em Lisboa a 9ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas – FIMFA Lx, com direcção artística de Luís Vieira.
Lisboa será, pois, de novo o grande palco do Teatro de Marionetas, com a maior edição de sempre do FIMFA, onde durante um mês 26 companhias profissionais, de reconhecido mérito internacional, apresentarão as suas mais recentes criações. Estão previstas cerca de cem representações, envolvendo espectáculos de sala, de pequenas formas e de rua. É ainda desenvolvida uma componente laboratorial e experimental, que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores, workshops destinados a profissionais, bem com um conjunto de actividades complementares."

botlink Museu da Marioneta
botlink Festival Internacional de Marionetas e formas animadas


Etiquetas:



footer-letra