Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

quarta-feira, setembro 09, 2009

"O poder, afinal, para quê?"

Acrescenta-se o pensamento lendo os artigos e as reflexões do professor José Maria Carrilho. Ganha-se com a leitura do artigo “O poder afinal para quê?”, publicado hoje no Dn. Recomenda-se, portanto.

O modelo económico das últimas décadas parecia uma evidência, mas era uma ilusão: concebia o crescimento no quadro de um consumo sem limites que, por sua vez, era animado por um crédito inesgotável. Foi este modelo que entrou em colapso. E, com ele, entrou também em colapso uma visão do mundo e a sua base civilizacional. É isto que confere à actual crise um significado inédito, e impõe uma prudente avaliação das suas múltiplas e insuspeitadas consequências.
(…)
Há, claro, algumas razões para isto. Em primeiro lugar, generalizou-se a ideia de que a queda do Muro de Berlim foi a vitória de uma forma de democracia que encontrava a sua forma final na pura e simples identificação com o mercado. Seguidamente, não se compreendeu que a globalização minava na sua raiz o compromisso social-democrata entre o trabalho e o capital, deixando o trabalho preso às suas raízes nacionais enquanto o capital se tornava cada vez mais livre num tabuleiro cada vez mais mundial. E a terceira razão encontra-se na identificação dos valores da modernidade com os da metamorfose do capitalismo na sua versão financeira - e aqui a "Terceira Via" inspirada por Tony Blair tem especiais responsabilidades. E tudo isto, note-se, sem nenhum pressentimento do brutal impacto que as economias emergentes (China, Índia, Brasil, etc.) viriam a ter no começo do séc. XXI.
Manuel Maria Carrilho > DN no Sapo
+ Manuel Maria Carrilho > DN no Sapo


Etiquetas: , ,

2 Comments:

At 10:24 da tarde, Blogger Helena Oneto said...

O Senhor Dr. Carrilho tera descoberto a polvora ???

 
At 2:00 da tarde, Blogger Conceição said...

M.M.C. remodela as teses do sociólogo, Luc Ferry no livro "Família amo-vos" publicado pela editora tema e debates.
Podem tb ouvir a entrevista que deu a C.V.M. da TSF no programa pessoal e transmissível.

 

Enviar um comentário

<< Home



footer-letra