Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

terça-feira, março 31, 2009

A Alice sai definitivamente de cena?

Não creio que se tenha algum proveito eleitoral continuar a desviar a atenção da realidade, a maior parte das vezes ao género de esperteza saloia, tantas vezes para mostrar serviço ou salvar a pele, agitando fantasias que não se coadunam com o estado em que nos encontramos. No caso do desemprego, diz-se, chegará aos 10 %. É assustador, não sendo uma calamidade, mas a segurança poderá vir a estar, de facto, em causa. E porque a situação começa a ter todos os ingredientes para se tornar perigosa – tal como admite o Ministro da Administração Interna, das Finanças - talvez fosse razoável renovar rapidamente equipamentos.
Não deixa de ser preocupante que esta quebra da actividade económica, com as implicações que terá no desemprego, possa gerar situações de natureza social muito delicadas. Precisamos de soluções que exigem uma atenção muito particular, porque associado ao agravamento do desemprego Portugal poderá assistir ao agravamento de problemas sociais sérios
Teixeira dos Santos Ministro das Finanças, in Diário Notícias no Sapo

botlinkTeixeira dos Santos, Ministro das Finanças, notícia no Diário Notícias no Sapo


Etiquetas: ,

"Não podem passar sem consequências", diz ele

Como não nascemos ontem, o único problema que pode persistir é o facto de sermos compulsivamente ingénuos, mas por via da mistura entre uma personalidade frágil e neurónios de pouco alcance. A reincidência do Exmo. Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares em lançar para o ar raciocínios que fazem de nós receptores aparvalhados – ou atrasados mentais – começa a ter aspectos patológicos e certamente diagnosticáveis.
Conheço o novo presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, João Palma. Se calhar é mesmo uma pessoa irascível e daí precipitada. Mas é um tipo de coragem. Numa matéria tão delicada como a pressão sobre os magistrados judiciais, não creio que haja espaço para palavras irreflectidas ou, sequer, para mais uma representação táctica de novos episódios da "campanha negra", ou apenas para responder ao Dr. Marinho Pinto, presidente da Ordem dos Advogados. A coisa é grave. Mas haverá provas, com certeza. Mais: estou convencido que esta tendência política para pressionar qualquer um, de maneira directa ou dissimulada, no caso, intimidar os magistrados, que terá lógica na cabeça dos portugueses e das portuguesas, independente de ser na circunstância o processo "Freeport". E o assunto ganha mais gravidade quando um destrambelhado de nome Charles Smith diz e desdiz, num contexto em que os magistrados querem ouvir José Sócrates. Como quem não deve, não teme, quem sabe talvez a contenda se resolva sem danos.
Convenhamos, porém, que não passa pela cabeça de ninguém pensar que não há pressões. Os serventuários estão aí também para isso.

(...) as pressões sobre os magistrados estão a atingir níveis incomportáveis.
-
(...) umas são públicas e evidentes e outras, o sindicato reserva-se a oportunidade para as denunciar se for caso disso.
João Palma, Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, in Público

botlink Augusto Santos Silva, notícia no Correio da Manhã
botlink João Palma, Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, notícia no Público


Etiquetas:

segunda-feira, março 30, 2009

Blogue colectivo “Eleições 2009”

O Luís Novaes Tito, na sua imensa generosidade, informa-nos da existência dum novo blogue, que se dá pelo título de Eleições 2009. Durante os próximos meses, vários bloggers - Carlos Santos, Gabriel Silva, Luís Novaes Tito, Paulo Querido, Tiago Azevedo Fernandes, entre outros já convidados - publicarão os seus posts nos blogues do Público, debatendo temas relacionados com as eleições Europeias, Autárquicas e Legislativas. Portanto, aos comentadores compulsivos recomenda-se que aprontem as ferramentas.

botlink Blogue Eleições 2009


Etiquetas: ,

Sublinhado (2)

O exemplo dos Magalhães trocados por telemóveis, que borram a pintura desta anedota de um socialismo pretensamente tecnológico, apenas confirma como os doutrinarismos das abstracções e das utopias não andam com os pés no chão e acabam por desfocar a necessidade de continuarmos a olhar as estrelas e a seguirmos o sonho.
José Adelino Maltez, in blogue Sobre o tempo que passa
bot-link-post José Adelino Maltez > Blogue Sobre o tempo que passa


Etiquetas: ,

Sublinhado (1)

Da crise de 29 do século passado, os EUA foram para o New Deal, enquanto a Europa se encafuou nos extremismos mórbidos e assassinos do fascismo e do comunismo. Agora, nesta crise, a América foi buscar Obama. A Europa quer ir para onde com Durão Barroso ao leme?
João Tunes, in blogue Água lisa
bot-link-post João Tunes, in blogue Água lisa


Etiquetas: ,

O Madoff da Arte

In a kind of junior Bernie Madoff Ponzi scheme of the art world, Lawrence B. Salander, 59, was arrested at 7:45 a.m. today at his 66-acre Millbrook, New York, estate and served, along with Salander-O’Reilly Galleries, a 100-count indictment for stealing $88 million from 26 victims, including investors, art owners, and a bank.
-
One extraordinary sequence involved Brown Still-Life, a Stuart Davis painting owned 100 percent by Earl Davis and consigned to the gallery. In July 1994, a 50 percent stake was sold to Gerald Peters Gallery. In May 2005, Bruce Springsteen manager Jon Landau bought another 50 percent stake in the painting. Then, later that same month, Salander sold another 50 percent share to collector Elaine Rosenberg. And three months later, in August 2005, he sold the entire painting, to San Francisco/Santa Fe gallery Owings-Dewey Fine Art.


Stuart Davis's "Brown Still-Life" was at the center of one of Salander's more extraordinary schemes.

bot-link-post Artinfo > O Madoff da Arte


Etiquetas: ,

Maçonaria

António Ribeiro Ferreira entrevistou António Reis, Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano. A entrevista está publicada no Correio da Manhã e é interessante. Breve mas esclarecedora quanto a determinados temas sensíveis, desde as relações com a Igreja Católica, passando pelo Partido Socialista, pela Cultura ou pela corrupção. Calcula-se que as posições reveladas se possam considerar oficiais.
A ler no Correio da Manhã online. Deixo dois excertos.

ARF – Nos últimos dez?
Sim, praticamente duplicou o número dos seus membros.
ARF – Porquê? Há alguma razão para isso.
Eu julgo que sim. Julgo que tem a ver muito com um certo declínio de interesse pela vida partidária, por um lado, e também tem a ver com o chamado declínio das ideologias. Entraram em crise. Antes tinha sido o positivismo, depois foi o marxismo, as próprias religiões tradicionais deixam de ter tanto impacto junto das elites. E a maçonaria sempre foi algo que suscitou interesse sobretudo nas elites intelectuais.
-
ARF – O poder político recusa aceitar o crime do enriquecimento ilícito.
Eu não estou de acordo com isso. De maneira nenhuma. Quem não deve não teme. Acho que há um limite para essa defesa dos direitos individuais. Como republicano que sou entendo que os direitos da comunidade se sobrepõem em última análise a direitos individuais. E importa esclarecer uma questão ideológica sobre o Estado.
Entrevista de António Reis por António Ribeiro Ferreira, no Correio da Manhã

Para ilustrar o tema deste post, a Augusta Ordem, aqui fica um trabalho antigo, de 1985, que provavelmente retrata um amigo.

macon1

flickr-zoom-ban
Rui Perdigão ©
"O Maçon". Pintura. Técnica mista. Exposição individual na Galeria Trindade.
Edição de 150 ex. em Serigrafia. (1985)
"The Freemason". Painting. Mixed technique. Solo Exhibition in the Trindade Gallery.
Edition of 150 copies in Screenprinting
. (1985)

bot-link-post Correio da Manhã > Entrevista de António Reis
bot-link-post Notes & Works
bot-link-post O Maçon > Notes & Works


Etiquetas:

“Ceci est bien une pipe !” …

…ou há mais vida para além do pântano (II), imaginação de prazeres que me chegam via Zé Mateus, no blogue Claro, na apresentação que faz da “Histoire raisonnée de la fellation”, de Thierry Leguay. Diz-nos, pois, o Zé, que a coisa é praticada vai para uns três milhões e tal de anos – usada e abusada, presume-se - facto que nos alivia esta má consciência cristã. No longo trajecto histórico, em 1850, por exemplo, o Reverendo Père Louvel, no seu tratado da castidade, descreve a felação como «une criminelle profanation de la chair et un abus abominable des organes génitaux qui dénote un penchant irrésistible à la luxure» – um "abuso abominável", atente-se, que por ser um acto de luxúria, concordemos que fortalece a tentação de praticar o referido pecado. E, por aí fora, lá vamos deslizando por um post que se lê com gozo, uma cronologia devidamente ilustrada, para não sobrarem dúvidas, até aos dias de 1999, uma interessante investigação para ampliar os pensamentos mais pudicos e os mais desaforados, esta “Histoire raisonnée de la fellation”, ed. Le Cercle, está à venda na Fnac.
A propósito do tema, deposito aqui um desenho simples, que pode ser visto também em Notes & Works, visitinhas que desde já agradeço.

Felacio
flickr-zoom-ban
Rui Perdigão ©
“Felacio”. Desenho. Tinta permanente. Pequeno formato (2009).
“Felacio”. Drawing. Ink pen. Small Format. (2009).


Avaler la pilule, boire au goulot, faire un pompier, gober le merlan, prendre en gargue, prendre en poire, prendre la pipe, se laver les dents… Vous en voulez encore?
Bien qu'elle reste une pratique marginale (s'il faut en croire les enquêtes de trottoir), la fellation inspire les expressions les plus poétiques du monde. On dit aussi : se faire irrumer, souffler dans la peau d’anguille, sucer le manche du gigot, tailler une plume, téléphoner dans le ventre, pomper le dard, se la faire allonger, téter le flageolet, etc.
bot-link-post Blogue Claro > Uma História do Felacio...
bot-link-postNotes & Works


Etiquetas: ,

domingo, março 29, 2009

Há mais vida para além do pântano



De quando em quando é saudável ler umas historietas eróticas, breves e imaginativas, uns contos “secretos”, que indubitavelmente nos lançam para universos muito mais simpáticos que as novelas sórdidas dos “freeports” dos provedores e provedorias, da nojeira que enche os miolos de muitos dos atrevidos gestores financeiros que lixaram o mundo, gozam com a situação, e são recompensados – para não darem à língua, convenhamos, não vá a canalha descobrir o que na realidade quer dizer “sistema”, aqui e no estrangeiro. Fica, pois, a sugestão de leitura do blogue “Contos Secretos – Os meus contos eróticos”, para desenjoar e serenar a medula.
Dário deslizava os dedos compridos pelo corpo que se contorcia com as carícias, descendo-os para as calças que desapertou. A sua meta era aquele sexo húmido que adivinhava rosado, onde pretendia mergulhar o rosto, invadindo-a com a língua, saboreando o gosto de mulher excitada.
Hã...? Que tal...

  • Contos Secretos – Contos eróticos”


Etiquetas:

sexta-feira, março 27, 2009

Food Chain


flickr-zoom-vida
Tom Forsythe, Food Chain Barbie, 1998


Etiquetas:

quinta-feira, março 26, 2009

It may be possible


flickr-zoom-vida
  • Cartoon no Independent


Etiquetas: , ,

“If not fought against, could triumph anywhere”

What they are doing is looking at who you communicate with and who your friends are, which is greatly intrusive into your private life.
Richard Clayton, a computer security expert at Cambridge University
We have been clear that communications revolution has been rapid in this country and the way in which we collect communications data needs to change so law enforcement agencies can maintain their ability to tackle terrorism and gather evidence.
Home Office spokeswoman
  • Now 'Big Brother' targets Facebook


Etiquetas: , , ,

quarta-feira, março 25, 2009

O Lugar das Quimeras


O Lugar das Quimeras. 115 x 76 cm. C-print. 2008

O Lugar das Quimeras”. Exposição de Fotografia de José D’Almeida e Maria Flores, na Galeria de Arte de São Bento e no Centro Português de Serigrafia, até 28 de Março.

Um Sonho.
Sem matéria, nem corpo, nem nudez.
Sem pudores, nem regras, nem preconceitos.
Sem rotinas, nem dias.
Sem Tempo.
Sem fome, nem sede, nem sono.
Sem medos, nem abismo, nem dor.
Sem lugar, nem dimensão.
Sem pensar, nem correr…
Num Lugar de Quimeras, sem passado nem futuro nem presente, só Sonho.
-…Respirar.

Existe um lugar assim ?

(…)
Excerto de poema de José D’Almeida e Maria Flores, introdução do catálogo da Exposição.


Etiquetas: ,

segunda-feira, março 16, 2009

“Para Angola, à força”

Tudo gente com uma enorme visão estratégica, tudo gente a quem o povo deve uma extraordinária qualidade de vida e um futuro verdadeiramente risonho.
Ribeiro Ferreira, no Correio da Manhã
  • Angola à força, de Ribeiro Ferreira, a ler no Correio da Manhã


Etiquetas: ,

A moeda boa e a moeda má?

Segundo o Pravda, os Estados Unidos preconizam uma vida curta para o Euro, visto ter-se tornado uma moeda política, que pode não conseguir superar a crise, caso a União Europeia não participe “nos planos para retirar os activos tóxicos”, criando um “bad bank”, destinado à compra do crédito malparado.


Etiquetas: , ,

quarta-feira, março 11, 2009

Festival de Animação



> Monstra Festival de Animação


Etiquetas: ,

terça-feira, março 10, 2009

Fungle


Kenny Scharf's "Fungle" (2008) Clique na imagem para aumentar


Etiquetas: ,

terça-feira, março 03, 2009

Pois é…


Quatro anos depois, o melhor que se arranja é um tal de Fonseca Ferreira.
O PS está disciplinado. Arrumado. Como nunca esteve. Fácil. Não morde a mão do dono. Na prática, está castrado.
Rodrigo Moita de Deus, in 31 da Armada
bot-link-post A ler no 31 da Armada


Etiquetas: ,

O Menino d’Oiro



Vous devez tout voir, tout entendre et tout oublier.
Napoléon Bonaparte
Vai para uns quatro ou cinco anos que mantenho o Água Lisa, de João Tunes, numa lista curta de blogues de qualidade, que espreito quase todos os dias. A propósito do seu post sobre Herman Simm, fixei-me em conjecturas antigas, no tempo da queda do muro, relacionadas com orfandades e reagrupamentos cúmplices, cenários de subsistência de canais e interlocutores, reposicionamentos das peças no tabuleiro – quem sabe, os peões daquele que não descobriram em casa de Jorge Coelho –, e tentar verificar agora, com assumida presunção, quem é quem no novo mapa dos negócios e da política, para certamente reconhecer, uma vez mais, que “o PCP foi uma grande escola”, usando as palavras de Daniel Oliveira no Eixo do Mal, também ele, creio, preparado no PC. E como tenho para mim que quem um dia entrou no PCP nunca mais de lá sai – à semelhança da Maçonaria –, é especialmente interessante uma formiguinha ir inscrevendo no Moleskine Pocket notebook – passe a publicidade - uns nomes, uns esquemas e umas engenharias que possam alimentar a fantasia de estar a desenhar um novo puzzle ou uma nova geringonça (secreta?), no País e no ventre da Europa. Esperemos que a visita de Obama a Portugal nos conceda algumas pistas sobre energias alternativas.

bot-link-post Água Lisa


Etiquetas: ,



footer-letra