Semanada > H. Jackson Brown, Jr.
Carlos Botelho
Carlos Botelho. Paisagem com rio e casario.Óleo sobre cartão. 1931. 34 cm x 42 cm. Vendido 23.000 euros. Etiquetas: Artes Pintura
Na Fundação Mário Soares
No dia 30 de Outubro, pelas 18h30, será apresentado por
António josé Seguro, no Auditório da
Fundação Mário Soares, o livro
O Regresso dos Partidos, de
Alcidio Torres e
Maria Amélia Antunes, da
Editora Âncora.
Fundação Mário SoaresEtiquetas: Divulgação Livros na Net
Words… only words
Adultery, advertising, affirmative action, anarchy, anti-Semitism, appropriateness, bias, bigotry, blasphemy, books, cable television, cd-rom, chaos, chauvinism, computer hackers, computer viruses, conformity, content-neutral, crime, democracy civilization, discrimination, disruption, domination, e-mail, education, espionage, exploitation, exploration, expression, fidelity, films, flaming, e-mail, freedom, gender equity, genocide, glass ceiling, Greenpeace, homophobia, homosexuality, imagination, indecent, inflammatory, institutional racism, interference, Internet, intimidation, intolerance, invasion, justice, libelous, liberty, magazines, mail fraud, mixed, relationships, monogamy, morality, movies, murder, NatRifleAssoc, naturalism, nonpartisanship, nudity, objectionable, obscenity, offensive, partisanship, peace, personal diaries, politically correct, pornography, prejudice, privacy, prohibited, propaganda, prostitution, protection, prudence, racism, radio, reasonable, religion, religious right, repression, responsible standards, restraint, restriction, righteousness, sabotage, security, sex, sexual harassment, slander, society, spanish inquisition, submission, suppression, television, theft, threat, tolerance, unclean, victorianism, video, violation, violence
Etiquetas: Sitemeter
Mentir é um estado de espírito ?…
Ou será um estado d’alma?
Ou um sinal de qualificação?
O meu primeiro blog, o
2B, tinha por legenda “
Se tudo o que há é mentira/É mentira tudo o que há/A nada, nada se tira/ A nada, nada se dá. De Fernando Pessoa. Hoje, ao ler no
Sorumbático o artigo da
António Barreto, publicado no Público de ontem, saltou-me na mente a antiga sentença e, por isso, achei que seria útil recomendar a leitura do texto com o título “
Da mentira como virtude política”. Leiam, simpáticos e escassos visitantes. É o mesmo que olhar o espelho. Excelente.
A democracia vive hoje da mentira. Sob todas as suas formas: ocultação, contradição, correcção, circunstância superveniente ou melhor ponderação. A política tem regras parecidas com as que vigoram no futebol, nalguns negócios e na guerra: o único critério importante é ganhar. Só são condenados os que mentem e perdem. Os que mentem e ganham são respeitados.
(...)
Será possível contrariar esta nefasta tendência para a mentira? É difícil. Não há esperança nos deputados. Como estes se tratam sempre, uns aos outros, de mentirosos, já ninguém acredita. Se a nossa imprensa, escrita, falada ou televisiva, estivesse à altura, talvez a sucessão de mentiras não fosse tão rica. Mas também parece que, com frequência crescente, a imprensa gosta deste novo hábito. Que usa com volúpia. Ou perdoa com malícia.
Blog SorumbáticoEtiquetas: Mentira, Politica
Eduardo Luiz
Numa das salas do
Palácio dos Anjos, em Algés, no
Centro de Arte - Colecção de Manuel de Brito, estão em exposição obras de
Eduardo Luiz. É pouco mas muito bom. A entrada custa dois euros. Não há, por enquanto, catálogo. Vale o tempo da visita.
A Grande Lousa,.1966. Col. Museu do ChiadoA imagem, pintura que não integra a exposição, foi sacada do blog de Alexandre Pomar. Blog Alexandre Pomar Etiquetas: Artes Pintura
Perdoai-os
… eles não sabem o que fazemA interpelação de
Miguel Abrantes - spindoctor ? -, do blog
Câmara Corporativa é pertinentíssima. Leva-nos a congeminar sobre o sistema (ou sub-sistema) que permite contornar as imposições da lei, sem ficar fora dela. É possível o
Banco de Portugal ter recebido
a informação pelos jornais? Na minha assumida ignorância, estou em crer que a coisa é estupidamente grave. Se assim não for, então viva Hugo Chaves.
A posição do BdP surge na sequência de uma notícia publicada esta semana pelo Jornal de Negócios, em que fonte próxima e autorizada de Jardim Gonçalves afirmava que o supervisor foi informado todos os anos sobre as relações bancárias existentes entre o BCP e os familiares directos de Jardim Gonçalves, entre os quais os financiamentos concedidos a empresas controladas pelo filho mais novo.
In Jornal de Negócios
Blog Câmara Corporativa Jornal de Negócios onlineEtiquetas: Opus Dei
Blogues que dão prémios…
O
Sorumbático está a dar prémios. O
Blomeu também. É ir aos dois e concorrer enviando um email. Tentem, se fazem o favor. Um dos prémios é um livro de
João Aguiar. Um livro muito bom, note-se, apesar de ter uma ilustração na capa que é uma porcaria, feita por um tipo meu conhecido, que então teria para aí uns… vinte anos (?), amigo de um outro tipo que tinha uma boa editora, da qual foram sócios Vitor Cunha Rego e Bernardino Gomes.
O
Cuaoleu também entra nisto dos prémios. Note-se, porém, que o
Humor Antigo, por acaso, não dá prémios nem tem em desenvolvimento qualquer concurso, não obstante as ligações declaradas aos outros blogues. Quanto ao
Carmo e a Trindade, francamente não sei se entra na prova. Verifiquem por vocês, escassos e simpáticos visitantes assíduos deste Vidinha das Coisas. Não fará mal acrescentarem aos vossos links uns blogues de qualidade. Acreditem que o único interesse é apenas cumprir com o meu papel de facilitador.
Blog SorumbáticoBlog BlomeuBlog Cuaoleu (titulo giro: cu ao léu)Blog Humor AntigoBlog O Carmo e a TrindadeEtiquetas: Concursos, Divulgação
Aparelhos de navegação…
Nuno Brederode Santos, que conheço vai para uns largos anos e que sempre admirei, reedita no
Sorumbático o artigo que escreveu para o
Diário de Notícias, com o título
Na Rota de Putin. Lê-lo pode ajudar a entender a esta visita de
Putine, assim como a considerar uma conjectura sensata do estado avançado de agonia em que a classe média se encontra. Fica um excerto e o link para o blog.
A democracia sempre geriu mal o desespero. Acaba a produzir bolhas de ar para tempos de excepção. E mais facilmente o povo perdoa o que possa não ter resultado até agora do que a sobranceria e a teimosia políticas de persistir em tudo - no bom, mas também no mau - até ao fim.
Nuno Brederode Santos, in DN
Blog SorumbáticoEtiquetas: Classe média, Vladimir Putin. UE
Agastamentos e radares…
Francisco Almeida Leite (FAL), do Corta-fitas, trata mal o encoberto que se dá pelo nome de Miguel Abrantes, do Câmara Corporativa, na blogosfera. Mas trata mal a sério.
(…) não costumo responder a spindoctors governamentais de meia-tigela, ainda por cima disfarçados com nome de gente. Deixe cair o pseudónimo e talvez possamos trocar uns posts cheios de argumentos, ao seu gosto.
FAL, do Corta-fitas
Mal saberá FAL que, num certo sentido, MA não tarda entrará em mudanças. Creio que se mudará para o Forte da Ameixoeira, logo que estejam prontas a obras.
É que, para um organismo que pretende, no mínimo, ser discreto o centro de uma grande cidade é o local menos indicado para trabalhar, pela facilidade na verificação de movimentações. Mas havia também um problema de espaço, uma vez que o edifício da Alexandre Herculano foi projectado para 60 operacionais, e actualmente já alberga bem mais do dobro.
JN online, “SIS vai ter casa segura por 15 milhões de euros”
Note-se, porém, que leio regularmente com gosto os posts do Câmara Corporativa que, na sua maior parte, me fazem sorrir, umas vezes por terem piada, outras pela evidente oportunidade e outras que não lembram o diabo. As partes que não me agradam têm a ver com a fixação, quase doentia, em denegrir o meu amigo António Cluny.
Blog Corta-fitasBlog Câmara CorporativaJN online > SIS vai ter casa segura por 15 milhões de eurosBlog PS LumiarE já que estou no corte, aproveito para divulgar o lançamento do “opúsculo poemático”, de
João Villalobos, que será realizado na
Casa Fernando Pessoa, a 9 de Novembro e a partir das 21.30H. Há vinho e croquetes, simpáticos visistantes deste blog. Aproveitem que as comidas e bebidas são à borla.
Blog Corta-fitasBlog O Mundo de PessoaBlog a Invenção de Morel (José Mário Silva)Revista litzBlog Da Literatura (Eduardo Pitta)Etiquetas: Blogosfera, Divulgação Livros na Net, Poesia e Artes
Enigmas dos graffitis
Blog Mar SalgadoEtiquetas: Mar Salgado, Putin
Oceanários…
Como já sabem, Vladimir Putin esteve 20 minutos no Oceanário.Etiquetas: Rússia, Vladimir Putin. UE
Insisto no quase plágio *
Já fui feliz neste quadro* Desculpa-me ó Luís.Etiquetas: Artes Pintura
No sítio dos carrilhões
Vladimir Putin, como todos sabem, agora está em Mafra.
Etiquetas: Rússia, Vladimir Putin. UE
E o tempo passa…
A necessária reforma universitária, sem esquecer os princípios, também deve reconhecer que toda a racionalidade é complexa, que as essências só se realizam na existência e que os princípios só têm sentido quando são capazes de diálogo com as circunstâncias do tempo e do lugar.
José Adelino Maltez, in Blog Sobre o Tempo que passa
Blog Sobre o tempo que passaEtiquetas: Ensino. Tempo que passa
O espião perfeito que veio do frio
Vladimir Putin operacional e Chefe da Coisa.Etiquetas: Espionagem, Rússia
No gume com conversa mole
A gente pode conduzir um cavalo ao rio, mas não pode obrigá-lo a beber.
W. Somerset Maugham, in O Fio da Navalha
Caro barbeiro 1. Li a nota sobre a lâmina danificada e da pedra de amolador. Fiquei admirado que num estabelecimento tão recomendável fazer uma simples barba seja um gesto de ousadia por parte do cliente e um momento de excessiva destreza de quem escanhoa a penugem do próximo. Lâminas corroídas - sabe-se lá se enferrujadas… - sobretudo as das navalhas, não é nada recomendável para lucrar num mercado com tanta concorrência, nesse teu comércio da barba, do cabelo, da manicura e das massagens.
2. Quanto ao “
fio da navalha“, com tanta gente a fazer uso e abuso de poderes pequenos e efémeros, alguns mesmo alucinados com a flexibilidade da espinha dos serventuários, as mordomias da regência e a música encantatória para os ouvidos, conhecendo muitos dos inchados e adivinhando o ar dos outros, é natural que dê comigo a avalias as coisas quanto ao seu significado no quadro da vida e da morte, confrontando-as com a fragilidade da condição humana e a instabilidade da sua natureza. O fio da navalha, tal como no livro, não é um compromisso com a dúvida sistemática ou um mal dizer organizado, mas antes um exercício (ou um jogo) permanente, muitas vezes espiritual, que obriga a magicar e, portanto, a procurar e a encontrar coisas que acrescentam a mente, sobretudo para que o tédio e o nojo não tomem conta de nós.
Grato pela referência.
Revê o DVD ou lê o livro. É sempre útil recapitular algumas matérias dadas.
Blog A Barbearia do Senhor LuísThe Razor's Edge de W. Somerset MaughamEtiquetas: Barbearia do Luís, Leitura e blogs