Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

segunda-feira, março 12, 2007

A impossibilidade de silêncio

«Inicialmente um compositor de música erudita, Cage logo se entediou com as estruturas clássicas e passou a compor trabalhos mais curiosos.
O mais conhecido deles é uma peça para piano intitulada 4'33" (lê-se quatro minutos e 33 segundos). Músicas tradicionais possuem partituras que intercalam notas, de diferentes durações, com pausas. Por outro lado, 4'33" é uma músicas que não possui nenhuma nota, sendo composta inteiramente por pausas!
Na primeira apresentação pública dessa obra, o pianista convidado para interpretar a peça entrou no palco, abriu a tampa do piano, e ficou parado; interrompendo o silêncio ocasionalmente apenas para mudar a página da partitura (afinal, ele estava acompanhando as pausas). Ocasionalmente, ele fechava e abria novamente a tampa do piano, para indicar um novo movimento da música.
O público inicialmente ficou quieto a tentar entender o que estava acontecendo. Após um tempo começaram a surgir os cochichos, as conversas, e então os protestos, daqueles que se sentiam lesados por terem pago para não ouvir nada!
O nome da música, 4'33", foi o tempo máximo que o público conseguiu ouvir o silêncio sem reclamar.
Mais tarde, o autor explicaria que 4'33" não é uma música composta apenas de silêncio. A música, na verdade, era formada pelos sons ambientes dentro do teatro. Ou seja, 4'33" é uma música única, pois é diferente toda vez que é apresentada; e atinge o atual ideal de interatividade, onde o próprio público faz os barulhos de que ela é formada.
Para testar os limites de sua criação, Cage ouviu sua criação dentro uma câmera anecóica, que é uma sala construída de tal modo a cancelar todos os ruídos ambientes. Ainda assim, Cage não ouviu o silêncio absoluto. Ele ainda conseguia ouvir um barulho: o ruído do próprio coração. Ou seja, em sua forma mais pura, 4'33" é uma música formada apenas por ritmo».

Excerto de texto retirado daqui: Mundo Bizarro

Etiquetas:

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home



footer-letra