Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

quarta-feira, abril 04, 2007

Fifth column?


Não utilizaria tanta adjectivação quanto aos alinhamentos estalinistas. Não vale a pena acentuar o que já está salientado. Só não entendeu quem não é mesmo capaz de entender ou está conivente. Sendo que, como diz um amigo, “nos serviços secretos e no partido comunista, quem entra nunca mais consegue sair“.
Anoto um excerto do excelente texto de João Tunes, no blog Água Lisa, sobre o fuzilamento de José Robles, na guerra civil de Espanha.


Enquanto para Hemingway, o “episódio” (o crime!) era para ser silenciado para “não prejudicar” a causa republicana, Dos Passos não se resignou por entender que uma causa em que os seus crimes têm de ser esquecidos não é causa que se mereça. Dos Passos pagou, depois, um preço alto pela sua teimosia em aclarar o crime contra José Robles e ajudar os seus familiares, sujeitando-se ao ostracismo da esquerda alinhada e militante, transformando-se em “escritor maldito” entre a sua família política (a "esquerda americana"). Passou ao opróbrio, entre a “esquerda pela república e contra o fascismo”, por valorizar um pretenso “crime acidental” e dando flanco aos "maus da fita" (os franquistas). Hemingway demoraria algum tempo mais para se desencantar como “companheiro de jornada” e não mais se libertaria das marcas da perfídia estalinista em que tinha colaborado.
(…)
Ao fim e ao cabo, em maior ou menor dimensão, as questões levantadas por este livro são velhas e sempre actuais: qual o preço de um silêncio perante o erro e o crime? que limite tem o que se pode silenciar por mor da causa sem perturbar a consciência? uma causa pode ser nobre nos objectivos movendo-se nos meandros da mentira e da perfídia? Ou seja, uma reflexão que está para durar.
Blog Água Lisa

Aproveito, com um propósito, ( por razões que o despropósito desconhece, como diria o conquilhas), para divulgar dois livros. Um que é ficção e outro sobre lacunas concretas nas operações encobertas.


Site Coimbra Editora > O Agente Infiltrado
Home page site Coimbra Editora

Etiquetas:



footer-letra