Zeitgeist: da ganância, do dinheiro, das energias...
“Não é sinal de saúde estar bem ajustado a uma sociedade profundamente doente”J. Krishnamurti
Se tiver algum tempo livre, veja o Zeitgeist Addendum (2008), um filme "anti-sistema", com cerca de duas horas e legendado. Também pode visionar o primeiro filme, creio que de 2007, disponível por inteiro ou em partes, igualmente legendado, no link que se disponibiliza.
No Zeitgeist Addendum a ideia mais desenvolvida tem a ver com o conteúdo do libreto publicado em 1992 pela Federal Reserve Bank of Chicago – um dos doze bancos regionais da da reserva americana -, com o título Modern Money Mechanics (Mecânica Monetária Moderna)que explica tecnicamente a produção do dinheiro (feito a partir do nada), abordando ainda e o funcionamento das reservas bancárias e expansão dos depósitos, bem como o sistema que originou a actual crise internacional, resultante da globalização. No filme é ilustrado também o conceito de "corporatocracia" e o seu objectivo principal: o lucro e apenas o lucro.
Os dois filmes não aclaram a nossa crise doméstica, que tem fundamentos mais distintos, mas em certa medida ajudam a percebê-la, porque também ela sacrificada pela globalização.
Nunca se sabe... talvez consigamos acordar para o mundo de hoje, tal como José Sócrates nos pediu. Convenhamos também, que ao ver os dois filmes ficamos quase convencidos que o Futuro não pertence a Deus. Quase convencidos...
Nota: de modo simplista, a tradução de Zeitgeist poderá ser sensivelmente a mesma de mainstream, assim como o espírito do tempo e da sociedade.
Zeitgeist, Addendum (2008) > legendado
Zeitgeist (2009) > legendado
Modern Money Mechanics
Modern Money Mechanics > Wikisource
Federal Reserve Bank of Chicago
Etiquetas: Banca, Dinheiro e ganância, Globalização, Zeitgeist
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home