Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

sábado, maio 24, 2008

Os leigos e Orinoco…

The great enemy of the truth is very often not the lie, deliberate, contrived and dishonest, but the myth, persistent, persuasive and unrealistic.
John F. Kennedy

King Abdullah bin Abdulaziz Al-Saud of Saudi Arabia and partners

O governo não explicou ainda o que de facto está a acontecer com a malandragem da subida dos preços dos combustíveis. Apenas disse que não baixaria o imposto e que a vilanagem nada tem a ver com a carga fiscal - afirmação, aliás, que me parece duvidosa. Ficamos, pois, na mesma. Também ainda não foi aclarado qual o custo aproximado do crude e a margem de lucro. Ouve-se por aí umas coisas, diz-se para espreitar o site da DGGE, mas nada é explicíto. No entanto, os 175 milhões de lucro da Galp, com a carga fiscal respectiva, só não levam a pensar os energúmenos ou o pessoal em regime de internamento na Avenida do Brasil. Sabemos que o crude corresponde a 1/3 do preço final e que a triangulação Roterdão/Amesterdão/Antuérpia é decisiva, sobretudo nas pistas que forem dando para promover as mudanças estruturais. Ponto. Uma coisa parece estar a ser provada: a liberalização lançada em 2004 não funciona, sobretudo enquanto algumas pessoas credenciadas defenderemm um “espaço ibérico”. Outra coisa que é clara: há falhas de 10 milhões de barris por dia, sabendo que a Arábia Saudita lucra estupidamente com a situação. O pior cenário, que também vigora nas avaliações, é acontecer a paridade do Euro em relação ao Dólar. Aí, creio que seria a Guerra. Mundial, quem sabe…

Sublinhados



Orinoco Heavy Oil Belt, Venezuela, (8° 22' 40.62''N, 63° 28' 24.09''W) is one of the world’s largest accumulations of natural bitumen and heavy oil. The Orinoco Heavy Oil Belt (or Faja del Orinoco) is located in the southern part of the Eastern Venezuelan Basin, to the north of the Orinoco River. It covers an area of 54,000 km2 in the Monagas, Anzoategui, and Guarico states.


seta linkPetróleos de Venezuela S.A. (PdVSA)




Galp Energia. First Quarter 2008 Results. Lisbon, 20 May 2008

seta linkGalp Energia > Resultados primeiro trimestre 2008
seta linkDirecção Geral de Energia e Geologia
seta linkMinistério da Economia e da Inovação
seta linkAutoridade da Concorrência


Etiquetas:

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home



footer-letra