Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

quarta-feira, setembro 26, 2007

Reformismo de boca ? É isso ?



Uma vez mais Carrilho. Não para irritar os meus amigos. Mas antes expressar neste blog, quase invisível, a razão que Manuel Maria Carrilho tem em teoria. Este novo encontro com Carrilho foi via Portugal dos Pequeninos, um blog produtivíssimo, que rebenta com o sitemeter. No entanto, sendo as propostas (sugestões?) exequíveis, a verdade é que necessitariam de inteligências… E essa insuficiência é fatal.
É essa opção que hoje exige, para que se tenha sucesso, que a determinação não se transforme numa mera variante de estilo, antes seja cada vez mais inspirada por um novo impulso no sentido da ruptura que se prometeu em 2005: mudar-se de facto de modelo de desenvolvimento, transformando Portugal, de um arrastado país de problemas, num país de projectos com futuro.
(…)
É por isso este o eixo que deveria inspirar e conduzir o essencial da acção governativa nos próximos tempos. Uma política de qualificação do território que garanta a sustentabilidade do desenvolvimento e a renovação e o equilíbrio das cidades. Uma política de qualificação das instituições que seja capaz de reinventar o serviço público e de redefinir o papel do Estado, a pensar nos cidadãos. E uma ambiciosa política de qualificação das pessoas que consiga articular as opções a fazer na educação, na formação, na comunicação, na ciência e na cultura. Em termos europeus, é disto que se trata quando se fala de qualificação do capital humano.
Manuel Maria Carrilho, in DN/Sapo
Manuel Maria Carrilho > DN > Encruzilhadas do Reformismo

Etiquetas: ,



footer-letra