Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

quinta-feira, setembro 20, 2007

Eanes (Gil): os amigos e os projectos falhados

Ao ler que o meu amigo João ainda se lembra de projectos falhados antigos, acompanhados de música para os ouvidos, remoidos no restaurante Chagão, lembrei-me de imediato de uma viagem a Trujillo e na intenção de comprar por uma bagatela um palácio arruinado, projecto a acumular com a compra do navio hospital Gil Eanes, este inviabilizado por Maldonado Gonelha, então ministro da Saúde, e Veiga Simão, segundo as palavras do meu amigo João. Recordei-me também de uma visita ao museu de Pizarro. Conta-se que este conquistador espanhol, natural de Trujillo - um herói, como diria o meu amigo (que raio de conceito, considerar um sanguinário um herói…) - quando aportou numa praia das Américas terá queimado as caravelas para os marinheiros e soldados não fugirem e regressarem - onde é que eu já vi isto ? Assim, dizem, depois de chacinar na incursão a população indígena, fundou Lima. Mas mesmo com assinaláveis feitos (heróicos para alguns), consta no Peru que os espanhóis conquistavam matando e os portugueses acasalando. Vá lá a gente saber…



É… é isso mesmo: não tarda nada começo a escrever um livrinho de amnésias, com o título “Sereias e outras atracções fatais”.

Clipping JS

Etiquetas: ,



footer-letra