Entre o eurocentrismo e o afrocentrismo
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A avó de Cleópatra era uma concubina; sua mãe não é conhecida. Dadas as incertezas de sua ascendência, um pesquisador estimou que seu sangue tinha 32 partes de grego, 27 partes de macedónio e 5 partes de persa. É uma estimativa razoável. Se era negra, ninguém o mencionou.
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A representação da cor da pele de Cleópatra e o estabelecimento de sua identidade, como vimos, envolve uma construção particular da raça dentro de seu espaço geo-cultural. O discurso dicotómico sobre sua identidade racial depende da maneira como são imaginados a Grécia e o Egipto. A identidade de Cleópatra está presa na luta sobre as "verdadeiras origens" da "História" e da "Civilização" — entre a afirmação eurocêntrica da Grécia como ponto de origem e a afirmação afrocêntrica do Egipto. Mas a afirmação do início da história na Grécia ou no Egito, isto é, numa certa localização, é problemática em si mesma, uma vez que a história do mundo não tem um único ponto de origem. Mesmo durante o período clássico, a história se desenrolava em volta do globo, na China, no Vale do Indo, na Mesopotâmia, na África, no que hoje chamamos de Américas, e em verdade onde existissem seres humanos. Mais que da "Era" Antiga, deveríamos falar das "Eras" Antigas. Nesse sentido, afirmar uma versão alternativa, afrocêntrica, da história, ainda que em certo nível reproduza a lógica da história centrada, noutro nível a inverte e, dado o legado negativo do preconceito anti-africano, reafirma um passado genealogicamente produtivo. Aqui o "começo" da consciência política é menos importante que as "origens" da civilização, com debates sobre a Grécia e o Egipto como batalhas por prestígio cultural. Os problemas da origem se entrelaçam com a genealogia política da identidade na diáspora.
Ella Shohat. New York University, Nova Iorque, Estados Unidos. Excerto de Estudo sobre Cleópatra
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Harriet Walter in Anthony and Cleopatra. Directed by Greg Doran.
Performed at the Novello Threatre London
Etiquetas: Cleópatra
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