Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

quinta-feira, maio 10, 2007

A educação, na forma e no conteúdo

Passando por Paulo Gorjão, no Bloguítica, saltei, por sua indicação, para o Canhoto que tem como “contribuidores”, entre outros, o Pedro Adão e Silva, Rui Pena Pires e Paulo Pedroso. Reproduzo o post a que P. Gorgão faz um backlink, não só por concordar com o escrito, mas também porque retrata um estilo que vai fazendo escola numa certa rapaziada mais nova da conjuntura, que se esforça por aparentar andar afadigada, muitos apenas no reboliço dos emails, (ainda estou à espera do teu telefonema, caro Nelson), tiques insolentes que, em certo sentido, denotam pouca paixão pela educação.
Incomoda-me que Helena Roseta se tenha desfiliado do PS após terem passado três meses sobre uma carta escrita ao Secretário-geral do PS sem qualquer resposta. Detesto a gestão política pelo silêncio, a corrosiva guerra de nervos. Ela tem efeitos perniciosos sobre a coesão dos grupos, mas conheço gente demais, por vezes até bem intencionada, que abusa desses silêncios convencida que assim fica mais vincada a assimetria da sua posição de poder sobre quem discorda ou diverge. Elegantemente, Roseta diz que as pessoas são livres de responder ou não às cartas que recebem, mas discordo dela nesse ponto. Qualquer militante tem direito a uma resposta, seca e curta que seja, do Secretário-Geral do partido a que pertence, quando se lhe dirija de forma urbana e cordata.
José Sócrates era livre de dizer a Roseta que não conta com ela. Ou de lhe dizer que não tinha nada que lhe dizer o que pensava fazer em Lisboa. Só não era livre de não lhe responder.
Irrita-me que qualquer dia um militante do PS tenha que invocar o Código de Procedimento Administrativo para se dirigir aos orgãos do seu partido. Afinal somos só uma associação de cidadãos livres, um pouco de respeito mútuo não custa nada a ninguém e fica bem a todos.
Paulo Pedroso
Blog o Canhoto
Blog Bloguítica

Etiquetas: , ,



footer-letra