Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

quinta-feira, maio 10, 2007

Desinteligências que marcaram rumos


Álvaro Cunhal e a dissidência da Terceira Via. De Raimundo Narciso. Ed. Âmbar
Apresentação 17 de Maio, 18H30, Auditório da Fnac Chiado.

Este livro é o relato do debate político, em particular nas reuniões do comité central, que acompanhou a maior crise do PCP depois do 25 de Abril de 1974. É também um testemunho da perturbação e das reacções que ele provocou na direcção deste partido. O livro centra-se no chamado grupo da “terceira via”, relata-nos em primeira mão a sua origem, constituição e actividade no interior do comité central do PCP, no período que vai de Julho de 1987 a Dezembro de 1988, período de preparação do XII congresso deste partido. É também relatado o papel do grupo dos seis, que precedeu a terceira via e a trajectória de Zita Seabra nesse período.Protagonistas privilegiados deste testemunho são Álvaro Cunhal e outros dirigentes da “velha guarda” do PCP, José Barros Moura, José Luís Judas, António Graça, Joaquim Pina Moura, Fernando Castro, Vítor Neto, além do próprio autor.O testemunho de Raimundo Narciso conduz-nos ao gabinete de Álvaro Cunhal, ao seu trabalho diário, reuniões em torno de questões não isentas de dramatismo e ao conhecimento de facetas políticas menos expostas do líder comunista, sem invasão da sua privacidade, mas num relato vivo e emocionante sobre temas inéditos.O livro leva o leitor a assistir ao “julgamento” de Zita Seabra e relata, num estilo cinematográfico, casos inéditos de vigilância, por vezes movimentados e rocambolescos, a certos membros do Comité Central. Raimundo Narciso foi expulso do PCP com Barros Moura e Mário Lino.
Blog A Grande

Etiquetas:

3 Comments:

At 10:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olhem só que espertalhaço!
Como se a má língua e as mentiras deste "comunista" arrependido não fossem suficientes, ainda junta a foto do Álvaro Cunhal na capa para ajudar a vender melhor a coisa.
E o gajo vai ganhar um dinheirito à custa disso.

 
At 12:50 da manhã, Blogger Raimundo Narciso said...

Obrigado pela referência que assinalei aqui:http://agrandedissidencia.blogspot.com/2007/06/na-blogosfera.html#links.
Só por esquecimento não coloquei o link para a Vida das Coisas no bloig principal, o Puxapalavra. Mas já lá está.

 
At 3:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

ò espertalhaço gosto dos anonimos, mas também gosto de desafios, deixo um ao menos assina para te procurar por aí............

 

Enviar um comentário

<< Home



footer-letra