Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

sábado, março 24, 2007

Ó freguês, vai um tirinho?

Depois do Perfil 1, com as características técnicas do profissionalíssimo político e o Perfil 2, com as características humanas da pessoa com poder, a celeuma que se levantou sobre Sócrates ser ou não engenheiro, num país de doutores, instalou dúvidas que ainda não foram correctamente esclarecidas.
Não creio, aliás, que se tenha caído na presunção mentecapta de que ninguém iria descobrir as falhas nos certificados académicos, levando-nos, como é hábito, todos por pacóvios e por atacado. Tanto mais, sendo Sócrates um tipo inteligente, saberá que uma coisa é ser tratado com o prefixo de engenheiro nos corredores do Rato ou nas cerimónias e vassalagens oficiais, e outra é sustentar as suas qualificações para além do universo das submissões e perímetros políticos. Saberá também que já passou o tempo das licenciaturas apenas em cartão de visita, tal como hoje é mais difícil “comprar” diplomas como alguns que ainda administram a nossa praça. Licenciaturas, certificados, doutoramentos ou pós-graduações já não cantam cá no bolso, “que eu amanhã passo por aí a passar o cheque“, como muitos que conheço e que até, segundo consta, abarcaram boa gente nos palops. A exigência de reciclagem e qualificação não é local, mas antes de um colectivo europeu que pretende ser mais habilitado. Por isso, estou mais inclinado para que tudo isto seja um grande equívoco, apesar da documentação supostamente verdadeira de António Balbino Caldeira, do blog Do Portugal Profundo ou das investigações sensatas do jornal Público. Porque, a ser verdade, a coisa será tão absurda quanto tansa, acrescida pela enormidade da falsidade a sancionar.
Convém, pois, por uma questão de esclarecimento público escorreito, fazer eco da temática das qualificações e prefixos, à qual se pode apensar a legenda utilizada para a roubalheira, vai para uns anos, “se começamos a desvendar falsas licenciaturas, então vai mais de um terço do País para a reciclagem“. Por isso não fica mal deixar cair aqui umas sugestões de leitura.


No Abrupto, sobre Sócrates
Blog Abrupto
-
Vá lá a gente conseguir definir uma linha média da balbúrdia. Leia-se sobre Sócrates no Almocreve das Petas
Almocreve das Petas
-
Um pouco mais, para a gente perceber e em prol da causa pública. Leia-se sobre Sócrates no Adufe
Blog Adufe > Cursou Economia e saiu com Certificado de Gestão
-
Ou no Bloguitica…
Blog Bloguitica > O Público e a licenciatura de Sócrates
-

E aqui… no Tempo que passa. É… é mainstream!
Blog Sobre o Tempo que passa > Redemoimnhos e Mainstream
-
Também o Luís Carvalho faz um apanhado desta poeira que andar no ar, uma que nos vai entrar pelos olhos, outra que assentará nas calmas águas estagnadas do pântano.
Blog Instante Fatal > Afinal Sócrates é engenheiro?

Etiquetas: , ,



footer-letra