Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

quinta-feira, março 15, 2007

Deu-me para isto

Recordando os alegres fins-de-semana em Monsaraz. «Se o "culto" do equinócio se estabeleceu no Homem megalítico da região de Évora, ao ponto de este o incluir na construção dum monumento importante como é o do Cromelech dos Almendres, ou pelo menos ao ponto de estabelecer condições para a sua observação, não será difícil aceitar que possa ter pretendido maior rigor nessa observação, e que o tenha levado a utilizar maiores linhas de base, como as que seriam disponíveis através da observação do nascer do Sol sobre a colina de Monsaraz quando vista dos menhires dos Perdigões ou do Cromelech da Ribeira do Álamo. Em 1976 quando se visitou o local dos Perdigões ainda se observavam, além do grande menhir na Horta do Pomar, vários outros dispersos numa linha transversal à de observação, e numa extensão superior a 50 metros.»
«Se assim foi, os indícios relatados parecem indicar que não se tratou de obra do acaso mas antes resultado dum espírito engenhoso que incluíu, na construção, o próprio sistema de determinação da passagem equinocial do Sol. E para tal quase lhe bastava saber contar e observar. No entanto, com o instrumento assim construído, poderia ter dado pela necessidade de um dia intercalar de quatro em quatro anos para que tudo quase acertasse de novo. Para um construtor arguto que poderia ter sentido a necessidade de melhorar a precisão das suas observações, e por isso poderia ter construído um sistema mais rigoroso (ex. Perdigões-Monsaraz), a constatação desse facto seria certamente estímulo para novos desafios intelectuais.
O conhecimento, que hoje designamos por científico, pode ter começado muito antes do Homem megalítico, e evoluido por processos simples desta natureza.»


Artefacto no museu de Reguengos de Monsaraz.

«As comunicações de Valera e Roquette mostraram-se também concordantes relativamente às responsabilidades da sociedade civil na recuperação e valorização do património, seja ele material, natural ou imaterial.»

«"O património vai sendo cada vez mais um assunto da sociedade civil, ou seja da iniciativa privada", disse Valera.»


Olisipo nos Perdigões na adega do Monte. Imagem do Blog de Notas.

«Henrique Granadeiro, o presidente da Portugal Telecom, decidiu inaugurar a sua nova adega na Herdade dos Perdigões no passado domingo com pompa e circunstância. Convidou os amigos e pessoas com quem trabalha ou trabalhou…»

Etiquetas:



footer-letra