Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

terça-feira, dezembro 04, 2007

Esforço-me…

Teimoso iletrado, todos os dias faço um tremendo esforço para ler umas coisas, assim como notícias, mesmo as declaradas aldrabices jornalísticas. Leio também umas notas nuns blogues de gente que escreve bem, mesmo algumas pimbalhadas e analfabetices. Leio igualmente umas sete a dez páginas de um livro - por exemplo, As Grades e o Rio, de Urbano Tavares Rodrigues, que estou a ler. Leio ainda, por incrível, uns horóscopos endrominados. Todos os dias tento ser espectador televisivo. Espreito regularmente galerias de arte, seguindo um roteiro que rabisquei. Quase todos os domingos cuido por passear a pé junto ao Tejo. Sempre que posso, por trabalho ou puro vagar, vou até ao Douro, que me fascina. Enfim, diria que perco (ou ganho?…) tempo nestas miudezas que nos retardam a vidinha estupidamente concreta. E assim, tal como o Luís da Barbearia, vou completando a minha caderneta com cromos de momentos felizes e tranquilos, sem frenesins. Sorrindo, como é óbvio, das correrias dos atrevidos que não levam a lado algum.
-
Pensando-me um tipo minimamente inteligente, na realidade esforço-me afincadamente por ser uma criatura estúpida. Mais um qualquer “Salvatore, stupido!”. Não magoa e sabe bem.


Um homem inteligente que, envolto no manto da sua inteligência, atravessa um rio em que não tem pé, percebe isso a meio, a mais de meio, não pode regressar atrás, não consegue chegar à outra margem, esteve sempre protegido pela sua inteligência, pela suposição dela, que agora fraqueja e logo se evapora. Um homem à morte que de repente se percebe estúpido. Que é estúpido por se ter abeirado assim da morte, confiado em fantasmas.
(…)
Aos estúpidos não é concedida nenhuma opção inteligente.
Pedro Mexia, em Estado Civil
arrow-link Link Estado Civil
arrow-link Link Barbearia do Senhor Luís

filete-picotado

Etiquetas:

1 Comments:

At 10:15 da tarde, Blogger Cristina said...

o prazer da "miudezas" também não é para inteligentes, é pra quem vive.

beijos

 

Enviar um comentário

<< Home



footer-letra