Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

segunda-feira, novembro 12, 2007

Fica-lhe mal



Ouvindo o que Clara Ferreira Alves disse de Santana Lopes no Eixo do Mal, como é óbvio pensei que a senhora estava correcta na apreciação do senhor. Logo de seguida, porém, lembrei-me do facto dela ter sido uma especial protegida de Santana, creio que depois de ter a protecção de Mega Ferreira na Expo 98. Achei a coisa indelicada, aliás, grosseira, apesar dos defeitos e das virtudes de PSL. Essas coisas depreciativas dizem-se entre amigos, mas não é recomendável serem ditas numa estação de televisão de grande audiência. Compreende-se, assim, o tempo triste por que passou a Casa Fernando Pessoa, dirigida por uma pessoa que não tem nada a ver com o assunto, e apenas por ficar bem, a propósito das mudanças conjunturais nos órgãos de comunicação social, arrisca, sem crença, a frase de Pessoa, dita na véspera da sua morte, “We know not what tomorrow will bring“.
Não escrevi sobre a indelicadeza. Mas lendo hoje um post de um blog que todos os dias espreito e que me delicia, achei que não seria despropositado fazer uma nota. Vasculhando, descobri também esta nota gira de 2004, da qual recorto um pedaço, que apenso, retirada do extinto blog Abnoxio, referente a Clara Ferreira Alves.
Em todas as épocas, houve portugueses e portuguesas como tu, que não resistiram à erosão do desespero de esperar o milagre. Portugal é irreformável, há-de morrer assim e nós com ele, numa agonia de opereta.
Tu, que passaste por Coimbra, devias sabê-lo. É lá que se encontra a melhor metáfora monumental do que somos: o Portugal dos Pequeninos. Paredes meias com a Quinta das Lágrimas, onde uma certa tradição continua a garantir que foi assassinada Inês de Castro. Entre um e outra, ou seja, entre a exaltação provinciana da bravata e o pânico do futuro, está inteiro o país. Não o percebeste a tempo e agora já só te resta ajustar contas com a história. A tua.
Deposito também dois links para dois posts, com alguma piada, sobre a ex-santanete, actual indefectível de Soares, e, ao que tudo indica, futura entusiasta de Sócrates - e venham mais cinco…
A blogosfera é um saco de gatos que mistura o óptimo com o rasca e acabou por tornar-se um prolongamento do magistério da opinião nos jornais. Num qualquer blogger existe e vegeta um colunista ambicioso ou desempregado ou um mero espírito ocioso e rancoroso. Dantes, a pior desta gente praticava o onanismo literário e escrevia maus versos para a gaveta, agora publicam-se as ejaculações.
Clara Ferreira Alves, in Diário Digital
arrow-linkExtinto blog Abnoxio
arrow-linkBlog O espectro
arrow-linkBlog Portugal dos Pequeninos

filete-title

Etiquetas: ,



footer-letra