Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

terça-feira, outubro 23, 2007

Indústrias Culturais


No dia 25 de Outubro de 2007, quinta-feira, pelas 19h, Rogério Santos, do blog Indústrias Culturais, vai lançar na Livraria Almedina, no Atrium Saldanha, o livro "Indústrias Culturais. Imagens, valores e consumos", tendo por base os textos que foi escrevendo no blog. Com prefácio de Isabel Gil, directora da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, a publicação será apresentada por António Pinto Ribeiro.
As indústrias culturais remetem para o universo de reprodução técnica (registo e difusão) da cultura, casos da televisão, cinema, música e fotografia. Um bem cultural torna-se acessível a qualquer pessoa graças à cópia ou ao envio de ficheiro pela internet. Mais recentemente, ganharam força as indústrias criativas, presentes nas artes do espectáculo e cuja articulação com a publicidade, vídeo, actividades de lazer e indústrias culturais contribui para a formação do PIB de um país ou região.
O livro resulta do cruzamento de vários caminhos teóricos e práticos, como a reflexão a partir do texto fundador de Adorno e Horkheimer sobre indústrias culturais e a análise destas actividades com especialistas e estudantes universitários. Inclui-se também a compreensão dos grupos receptores: audiências de televisão, consumidores de centros comerciais, fãs de bandas musicais ou jogos como o Sudoku.
O ponto de partida do livro é o blogue Indústrias Culturais, espaço que o autor alimenta diariamente e onde observa e comenta a realidade dos acontecimentos, faz a leitura de livros e artigos de jornais sobre a área e partilha os mesmos assuntos com outros investigadores ou simples leitores.
Blog Indústrias Culturais
Site Edições 70
Site Livraria Almedina

filete-picotado

Etiquetas: ,



footer-letra