Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

sábado, junho 16, 2007

E que tal cartinhas assim…

Na rúbrica Revista da Semana do blog Vela Latina, por estranha coincidência encontrei a carta de Pina Manique ao Duque de Cadaval, que durante a última semana tenho procurado no meio da papelada, uma folhinha A4, ainda batida à máquina, que me foi enviada pelo meu amigo Álvaro Fernandes, vai para uns quinze anos. A carta de Pina Manique, coisa de antologia, penso que está acessível na Torre do Tombo, foi nota de João Villalobos, do blog Corta-fitas. Lendo-a pela trigésima vez (?) ainda consigo rir com a sua oportunidade. Como ultimamente ando atento às coincidências - sinais, se quisermos -, faço também nota essa carta, que não quero deixar de registar aqui, neste Vida das Coisas, um blog intermitente, reconheço, mas que lá vai andando. Enfim, coisas da vida...

João Villalobos, in Corta-fitas
--
(Exmo. Sr. Duque de Cadaval
Se meu nascimento, embora humilde, mas tão digno e honrado como o da mais alta nobreza, me coloca em circunstância de V. Excia. me tratar por tu, caguei para mim que nada valho. Se o alto cargo que exerço, de Corregedor da Justiça do Reino em Santarém, permite a V. Excia., Corregedor Mor da Justiça do Reino, tratar-me acintosamente por tu, caguei para o cargo. Mas, se nem uma nem outra coisa consente semelhante linguagem, peço a V. Excia. que me informe com brevidade sobre estas particularidades, pois quero saber ao certo se devo ou não cagar para V. Excia.
Santarém, 22 de outubro de 1795)


Blog Corta-fitas
Blog Vela Latina
Blog As afinidades efectivas

Etiquetas:



footer-letra