Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

sexta-feira, março 30, 2007

A nêspera eriobotrya japonica


Não se pode invocar o nome de nêspera em vão, excepto quando se pretende, com fervor, a graça de Deus. Por isso, peço que se tenha em conta o seguinte: Culturas intercalares - a fim de conseguir o retorno rápido do capital investido durante os primeiros anos de formação do pomar, há vantagem no plantio do cultivo de culturas de pequeno porte, como alguns grãos e oleirícolas. Caso não haja interesse no cultivo de culturas comerciais, se possível, fazer o consórcio com adubos verdes, o que vem a promover ganhos na estruturação do solo, pelo aumento do teor de matéria orgânica e retenção de humidade, devido ao acumular de palha e diminuição da emergência de plantas invasoras.
Principais pragas e doenças - as principais pragas que atacam as nespereiras são os pulgões, mosca-das-frutas e a mariposa oriental. Como controle, é indispensável o ensacamento dos frutos. No caso das doenças, apenas há maiores preocupações com a entomosporiose, em plantas jovens e a antracnose, eventualmente em plantas adultas. Como medida de controle, deve-se realizar pulverizações com produtos a base de cobre, sempre rotacionando o princípio activo do produto comercial a cada aplicação, para assim evitar-se possíveis resistências dessas enfermidades.

Tecnologias e Nêsperas


Rifão quotidiano

Uma nêspera
estava na cama
Deitada
muito calada
a ver
o que acontecia

chegou a Velha
e disse
olha uma nêspera
e zás comeu-a

é o que acontece
às nêsperas
que ficam deitadas
caladas
a esperar
o que acontece

Mário Henrique Leiria

Nota de rodapé: para o leitor que não sabe do que se trata neste descontextualizado post, apenas me é permito dizer que está codificado. E o que é código não é para todos

Etiquetas: ,

1 Comments:

At 2:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Os contos do gin-tonic foram republicados. Sabias?

 

Enviar um comentário

<< Home



footer-letra