Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

terça-feira, julho 14, 2009

O Palma...



“Como podia eu ter recebido a condecoração sem que tu, antes de mim, a tivesses recebido.”
Almeida Santos, citado pelo Diário de Notícias de 11 de Maio de 1995, quando, num jantar de homenagem a Palma Inácio, explicou por que recusara ser condecorado com a Ordem da Liberdade

Sempre admirei o Palma. Deixo aqui duas notas de dois amigos, que garanto não são notas cínicas e dizem o essencial sobre o Palma Inácio. Uma do Tomás e outra do João, este de facto um amigo de verdade, que ao longo dos anos me foi recontando momentos da vida fantástica do Palma, sobretudo a vivida em Paris. Sobra-me a pena que tenha sido vetado para a Ordem da Liberdade*, recusa justificada pelo facto absurdo de ter sido um "um ladrão de bancos". Ele há coisas...
Hermínio da Palma Inácio (1922-2009)

Sempre viveu com modéstia, a mesma modéstia com que nasceu. Um amigo do seu amigo, como poucos. Tenho ainda, à espera de serem «trabalhadas», num caderno de capa preta, as notas que resultaram de uma conversa sobre o assalto ao Banco de Portugal. Honro a sua memória.
Tomás Vasques, in Hoje há conquilhas…

Morreu hoje o meu amigo Hermínio da Palma Inácio. A quem deixo aqui testemunho de amizade, e profunda e sincera admiração. Um revolucionário romântico, que nasceu pobre, e morreu pobre. E, sublinhe-se, durante a sua vida de revolucionário, contra a ditadura de Salazar e Caetano, assaltou vários bancos. Incluindo o memorável assalto ao Banco de Portugal, na Figueira da Foz, em 1967. Corajoso, audaz, generoso, amigo de seus amigos. Um grande português. Palma.
João soares, in site pessoal
Nota: A Grã-Cruz da Ordem da Liberdade acabou por lhe ser concedida em 2000, pelo então Presidente da República Jorge Sampaio. Por ironia do destino, imposta por Manuel Alegre.

botlink Tomás Vasques > Hermínio da Palma Inácio
botlink João Soares > Palma Inácio


Etiquetas:



footer-letra