Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

quarta-feira, novembro 21, 2007

Voando sobre as águas do pântano


“Ikarus, Flight from Eden” 2005 (The jump of frog symbolizes thirst of flying. As genetic magic dream, about that far time, when frogs were the Angels). arrow-links-grey Mi-Mi Project Moscow

Julgo que não estarei a errar ao dizer que o “paraíso” que provocou uma grande ilusão de impulso e permitiu o surgimento misterioso de umas quantas fortunas, algumas delas de burgessos, foi empolado depois da declaração de Cavaco Silva, então primeiro-ministro, num saudoso tempo de abastança, no qual o crescimento foi sentido na carteira das pessoas, claro, na conjuntura cavaquista, em que se instalou nas entranhas da esperteza saloia a atitude do “expediente“. Falava-se na altura, quase a boca solta, em “corrupção por todo o lado” e em “lavandaria “.
Agora - suponho que ontem - o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais vem corroborar o que se sabe vai para muitos, mas mesmo muitos anos, as coisas que se transmitem oralmente e em surdina - daí, quem sabe, a higiene oral… em item orçamental? As grandes empresas e as outras de média dimensão, que sobrevivem debaixo da sua protecção, não cumprem com correcção as obrigações fiscais e fazem lavagem de dinheiro.
(…) alguns empresários deviam ter vergonha da sua actuação, e corrigi-la, e outros deveriam ter mais cuidado quando se aconselham com determinadas pessoas.
Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, in Jornal Notícias online


E pronto… está dito. Não sei quantos anos depois da D. Branca, independente do “Porreiro, pá” ou o “Acordem!” de Sócrates, as afirmações de Amaral Tomaz, que numa primeira leitura parecem absurdas, tendo em conta os sustentáculos do sistema e os correspondentes fluxos de dinheiro, penso que são a marca de um tempo que vem para aí, um outro furacão que, esperemos, não nos envergonhe, enquanto portugueses, com um “mensalão” também aqui.

arrow-link Jornal de Notícias

filete-picotado

Etiquetas:



footer-letra