Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

quinta-feira, janeiro 18, 2007

A aflição…

… das elites e o movimento pendular das coisas. «(…) ... nostalgia de uma normalização de Portugal, na qual as elites assumam definitivamente que Portugal não tem que ser uma Irlanda, uma Finlândia, uma América, uma Alemanha. Assumir que Portugal se encontra num meio termo entre países, esses sim de facto atrasados e países de facto adiantados. Nós não precisamos de estar no pelotão da frente, ao contrário do mito de Sócrates e Cavaco continuam a alimentar. A que propósito? (...) Quando o professor Cavaco se for embora, estaremos exactamente na mesma posição do tempo de D. João III: nem os mais avançados, nem os mais atrasados (...)
O grande problema de Portugal é a modernização nunca passar das elites para baixo. Corte gorda, povo magro (...) A elite hoje tem vergonha do povo e, à força, quer transformar o povo de burro em cavalo a correr para estar no pelotão da frente. Mas cortando nas maternidades, nas escolas»

Com a devida vénia, insiro aqui um recorte de nota em Almocreve das Petas, que pode ser lida aqui , um registo da entrevista de Miguel Real a Adelino Gomes, no suplemento Mil Folhas, do Público


Etiquetas:



footer-letra