Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

quinta-feira, novembro 23, 2006

“Eu équexou o pregidente da Achuchiaxão!”…

afirmaria o cómico Herman José num dos sketch’s do Tal Canal. “Eu équexou o pregidente…”, foi precisamente o que me veio à cabeça quando o Prof. Cavaco resolveu certificar o estado actual da Coisa, não deixando em mãos alheias os louros que lhe devem ser atribuídos - “por quem me tomais, senhores… Que ninguém me acuse de bloqueios” - não fosse seu apoiante o General Ramalho Eanes.
Com os recados emitidos nos 60 minutos, certamente que o senhor engenheiro Sócrates terá percebido que a Vida da Coisa não lhe será facilitada, pelo que lhe foi permitido divagar, dentro de determinados limites de tolerância presidencial, mas deve ser bem comportado e não deixar de escolher as palavras certas para animar este governo “reformista”, o qual deve ouvir, calar e não ser mal agradecido. Não sei se entenderam que a corda ficou bamba, e o Excelentíssimo Senhor Presidente da República, estando hoje satisfeito com o rumo da Coisa, pode, lá nos seus critérios de avaliação, mudar de opinião e começar a apitar - quem, melhor do que ele, saberá o que emendar, o que está fora de jogo, quando levantar a bandeirola?
Sócrates repisou, para acalmar uns e instigar outros, que não está a governar para eleições. Caiu bem. Mas era escusado. O Presidente apanhou-lhe o mote e veio à praça dizer que não permitirá devaneios eleitorais e ideias escondidas de festarola nos próximos tempos. Talvez por isso, apesar de tanto burburinho, Cavaco Silva esteja a respeitar a vontade de quem nele votou. Aliás, aqueles que agora dizem que estamos no bom caminho, não serão os mesmos que ontem nos desviaram do bom caminho? Se assim é, então o Professor sabe melhor do que ninguém quais foram os momentos e os sítios em que houve desvios - sobretudo conhecerá o que tem de negativo governar para os votos. Saberá ele de como fazer positivo e saberá António Guterres do efeito contrário, que é o senhor que se segue. E Sócrates, já que o quis, agora aguente-se, até que o Professor entenda que é altura de alternar. Daqui até lá, o PSD que se contenha. E quanto a Santana Lopes, ou o mandam para as Bermudas ou então vão aturá-lo, sendo que já prepara um novo livro com o título “Sendo mais explícito - Realidades e Coisas Concretas“, um aditamento às percepções.
Ou muito me engano ou o Pai Natal trará no saco uma remodelação.
.
Clique na imagem

Etiquetas:



footer-letra