Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

quarta-feira, julho 02, 2008

Mercosul e especuladores?



Terei ouvido mal ou Luís Inácio Lula da Silva, durante a reunião cimeira do Mercosul (ontem?…), abespinhado com o Banco Central Europeu, terá dito que foi delapidado um valor desmesurado de euros em especulações, sem que tenha havido qualquer referência ou notícia do acontecimento. De facto, andamos todos a dormir e a informação que conta circula apenas por alguns. O nosso “menino d’oiro” tem razão: “Acordem! O Mundo Mudou!"
No Estadão, do Estado de S. Paulo, pode ler-se uma síntese da intervenção de Lula da Silva na Cimeira do Mercosul. Ficam uns recortes. O restante, siga-se o link.
É preciso que tenhamos em conta o que está acontecendo no mundo, e confesso que não tenho toda a clareza do que está acontecendo
(...)
O que eu sei é que quando os bancos europeus perdem 400 bilhões de euros na especulação e não dizem nada e toda vez que a gente pergunta pra um ministro e nos respondem que o caso não está apurado é sinal de que algo estranho se passa. Se fosse um país da América do Sul, já teria um monte de organismos com estudos prontos e dando opinião.
(…)
Foram 175 milhões de toneladas de grãos consumidos dos estoques que existiam no mundo. E não foram repostos porque os países ricos pagavam para seus produtores não produzirem nem leite, nem outros produtos.
(…)
Eu li uma matéria hoje que mostra que o mercado de futuros tem o mesmo estoque de petróleo que a China. Ou seja, temos duas Chinas: uma que consome petróleo e outra que especula.
seta linkEstadão Digital de S. Paulo


Etiquetas:



footer-letra